terça-feira, 31 de julho de 2012

Olha aí... é o meu guri!

Ontem, indo trabalhar encontrei meus mini-vizinhos... Dois guris muito bacanas, educados e bonitos. Um deve ter uns 9 anos e o outro 8? rss... Sempre esqueço de perguntar.
Conversamos um pouco, eles estavam indo trocar um dvd... pirata! Esses dos vampiros modernos... rss.
Olhando para eles, me vi quando garoto. Aquela vivacidade nos olhos, no jeito de andar, os sorrisos... Aquele ar de inocência, pureza e alegria!
Se repararmos em algumas crianças, não parece que andam ou correm... parece que flutuam!
Sabem, como adultos devemos ter muito cuidado com eles... não devemos podar seus sonhos, intimidá-los com medos etc. Devemos enche-los de coragem, entusiasmo, amor, educação e valores morais.
Não devemos permitir que os maltratem, muitas coisas eles não entendem.
Tenhamos paciência, atenção para ouvi-los e instruí-los em seus questionamentos.
Quando falarmos com uma criança, não tenhamos vergonha de nos abaixar, até ficar na altura dela... não tenhamos vergonha, de por algum momento, entrar em seus mundos imaginários.
Não esqueçamos que um dia, também fomos crianças... e tínhamos a mesmas necessidades e peraltices da fase.
Acabaremos percebendo que quando as tratamos com respeito, elas percebem, pois, são muito verdadeiras e espontâneas.
Saberão identificar o ser humano que somos, á metros de distância... e quando nos olharem nos olhos (mesmo até sem nunca nos ter visto na vida), nos entregarão seu mais rico tesouro... um lindo e sincero sorriso.

E isso invadará nossos corações de Paz.



Um comentário:

lógos Alethéia disse...

Hehehe. Ah, Alê, seu danado! É por isso que me sinto honrado em ter um espaço aqui; "seu mais rico tesouro... um lindo e sincero sorriso." - Isso é... ímpar.

Se nós nos falássemos mais ou tivéssemos mais tempo para conversar, íamos ter problemas com essa empatia de visão que temos na hora de escrever sobre, rs.

Bacana isso, bacana mesmo, e muito grande... rs. Ainda bem que postou antes do meu... tem muito haver. rs

Vou postar dia 3 a 4ª parte do "Amargo e Afável", quando eu postar você vai ver, rs. Isso me assusta, essa semelhante visão que tempos, e esse igual sentir... rs

Grande abraço.
Alexandre Vieira.